Qual a Importância de um bom Calçado Para Prática de Exercícios Físicos?

Exercício Físico de Tênis Loja Megaitz

A prática de atividade física é um hábito que deve ser incorporado ao cotidiano de quem deseja ter uma vida mais saudável. As atividades tem muitos benefícios, como perda de peso, fortalecimento de ossos e articulações, aumento de força, aumento de resistência muscular e muitos outros.

O calçado adequado é essencial para a atividade física. Bons calçados esportivos podem ajudá-lo a se sentir mais confortável e seguro durante o exercício, reduzindo a sobrecarga e diminuindo a chance de acidentes - como lesões ou fraturas nos pés, joelhos, articulações, quadril e até nas vértebras.

Então, conheça a importância de escolher um bom calçado para prática de atividade física e quais características devem ser avaliadas.

Reduzir impacto

A atividade física naturalmente geram algum tipo de impacto, então sapatos comuns não são recomendados para exercícios. Os calçados precisam ter um sistema de amortecimento de impacto para não sobrecarregar as articulações.

Sapatos ortopédicos são ideais, pois os sapatos são feitos para absorver o impacto. Além disso, reduz a dor e o desconforto após a atividade e aumenta a sensação de bem-estar.

Melhorar o desempenho

Existem muitos fatores que afetam o desempenho da atividade física, sendo o calçado um dos principais. A escolha do calçado esportivo deve ser adequada ao tipo de atividade a ser praticada, seja corrida, caminhada, academia ou outras finalidades.

A partir daí, será mais fácil para você encontrar o tênis certo. Porém, mesmo após saber o tipo de calçado que você precisa, outros pontos ainda são importantes. Entre eles é preciso verificar leveza, estabilidade (relacionada à neutralidade dependendo do seu tipo de pé), firmeza, flexibilidade, etc.

Proteger as articulações

Não são apenas métodos errados de prática ou falta de supervisão que podem levar a lesões. O uso de calçados mal ajustados é uma das maiores causas de acidentes durante as atividades esportivas, pois muitas vezes os tênis não são adequados para determinados tipos de treino.

Nesse sentido, é preciso observar alguns aspectos antes de escolher um calçado, sendo o mais importante que ele possua tecnologia de proteção articular. Além de reduzir o impacto, o calçado deve contar com uma boa tração e aderência ao solo para manter o pé estável no chão.

Manter a circulação saudável

Problemas circulatórios são comuns, especialmente em adultos mais velhos. A má circulação costuma ocorrer principalmente nas extremidades inferiores, o que pode levar ao aparecimento das temidas varizes.

No entanto, sapatos bem ajustados são bons para a circulação porque facilitam o fluxo sanguíneo. O tênis deve ter um formato anatômico que favoreça a parte inferior das pernas, também conhecida como nosso segundo coração. Desta forma, o sapato melhora o fluxo sanguíneo.

Portanto, saiba escolher o tipo de calçado certo conforme a atividade, o seu tipo de pisada e outros detalhes. Assim, você vai conseguir ter maior aproveitamento, na prática de exercícios físicos e a sua saúde ficará em dia.

Tenis Femininos Megaitz


You may also like

Ver tudo
Example blog post
Example blog post
Example blog post