5 Dicas Para Quem Trabalha em Pé

Megaitz.com.br_blog

Para a maioria das pessoas, trabalhar em pé é uma realidade inevitável. E, embora menos estático, esse tipo de trabalho pode ser tão prejudicial quanto alguém que fica sentado o dia todo realizando suas tarefas. Isso porque, além do desconforto nos pés, tornozelos e joelhos, existem diversos problemas de saúde que podem surgir. Circulação sanguínea prejudicada, articulações sobrecarregadas, fadiga e má postura são algumas das consequências mais comuns.

Uma forma de minimizar os efeitos negativos do trabalho em pé é empregar alguns cuidados e exercícios para a parte inferior do corpo. Neste artigo, apresentaremos o conteúdo principal. Continue lendo!

1. USE SAPATOS ANATOMICAMENTE CORRETOS

Nossos pés carregam todo o peso de nossos corpos ao longo do dia; por isso, devem ter o apoio necessário para garantir o conforto e a usabilidade que seu trabalho exige.

Por isso, a primeira dica para minimizar os efeitos negativos de ficar no trabalho em pé é investir em calçados ergonômicos e confortáveis. Esse tipo de calçado foi desenvolvido para se adequar melhor ao arco do pé, proporcionando suporte em todas as áreas e distribuindo o peso de maneira mais uniforme.

Se você precisa de um sapato mais formal, a boa notícia é que hoje existem sapatos anatômicos para as mais diversas necessidades.

2. EVITE SAPATOS COM SOLA DURA

Ainda em relação aos calçados, é fundamental verificar a dureza da sola. Isso porque é esta parte irá amortecer o impacto da pisada. Por isso, opte sempre por materiais mais flexíveis, pois vão proporcionar mais conforto ao pisar. Uma forma de reutilizar os calçados existentes em casa é investir em palmilhas anatômicas para aumentar o conforto dos pés e diminuir os efeitos negativos da rotina.

3. FAÇA UM ESCALDA-PÉS

O escalda-pés é uma técnica milenar que pode trazer diversos benefícios para a rotina de cuidados com os pés, como:

• Reduz o inchaço de pés e pernas;
• Ajuda a relaxar e diminuir o estresse;
• Alivia dores em outras partes do corpo.

Por esses motivos, é uma ótima opção para ser utilizado após um longo dia de trabalho em pé.

O melhor de tudo é que é muito simples de fazer. Geralmente, água morna misturada com sais de banho, óleos essenciais e até bolinhas de fisioterapia ou gude!

4. MASSAGEM NOS PÉS

É provável que ao longo do dia os pés e tornozelos acumulem pontos de tensão além da retenção de líquidos. Para diminuir esse problema, uma boa sugestão é realizar uma massagem relaxante, focando nas áreas mais críticas, como calcanhar, região do metatarso e tornozelo, próximo à articulação.

5. PÉS PARA O ALTO

Outra maneira de reduzir o desconforto nos pés ao longo do dia é sentar e levantar os pés para ficarem na linha do coração por cerca de 15 minutos. Essa medida é importante para reduzir a pressão intravascular e reduzir a retenção de líquidos nas extremidades inferiores.

6. ERROS QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DE QUEM TRABALHA EM PÉ

Agora que você sabe o que fazer para deixar seus pés mais confortáveis, aqui estão alguns erros que você deve evitar se quiser manter a dor nesta área sob controle:

• Usar roupas muito apertadas pode impedir a circulação sanguínea;
• Ficar imóvel ao longo do dia gera mais sobrecarga;
• Nenhuma atividade física para fortalecer os músculos e articulações da região;
• Não priorizar uma alimentação saudável;
• Usar muito salto alto;
• Não descansar durante o dia.

Se você costuma trabalhar em pé e gostou deste conteúdo, compartilhe a dica com seus colegas e amigos nas redes sociais!

Calçados Megaitz

You may also like

Ver tudo
Example blog post
Example blog post
Example blog post